quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dos suicidios

Infelizmente o tema não é novo para mim...tive um primo que se suicidou quando tinha 18 anos. Éramos da mesma idade e acima de tudo, mais que primos éramos amigos. Uma colega de escola logo depois suicidou-se porque era hermafrodita e não conseguia viver com isso...

Na véspera do meu casamento um tio, pai do meu padrinho também se suicidou. O pai de uma amiga suicidou-se porque não conseguiu superar a doença e morte da esposa. No trabalho 3 colegas suicidaram-se em menos de 6 meses...e agora recentemente soube do caso de uma senhora (que conhecia da época da escola porque era dona do café que frequentávamos) que tentou o suicídio porque o marido a traiu.

É preciso ter muita coragem para por termo à vida. É preciso uma capacidade de abstracção muito grande, um sangue frio imenso.

Ainda assim, nada justifica acabar com o bem mais precioso que temos que é a vida. Por muito duro que seja, há que enfrentar o problema e resguardar-nos o mais possível para bem da nossa sanidade mental.É que depois não há volta a dar. É egoísmo pensar demasiado nos nossos singelos problemas e não pensar na dor de quem cá fica, pais, filhos, irmãos...é doloroso demais.

No caso do pai da minha amiga, ela ficou órfã com 21 anos...tinha acabado o curso, não tinha emprego...ficou abandonada à sua sorte, a mãe tinha morrido subitamente de doença em Janeiro e o pai suicidou-se em Junho...Ela não o perdoou...nem perdoa...

No caso da senhora que tentou o suicídio por o marido a ter traído iria abandonar 3 filhas maravilhosas com 12, 8 e 4 anos...Elas mereciam isso?!Não, claro que não.

Não me cabe a mim tecer comentários e fazer juízos de valor sobre as motivações de cada um, mas é demasiado cruel abandonar assim os filhos...num puro acto de egoísmo porque não se consegue aguentar o sofrimento.

Todas as pessoas sofrem e todos temos problemas mas se o suicídio fosse a solução todos o fariam e acabava a raça humana em 3 tempos.

Nenhuma vida humana tem mais importância que a nossa própria vida...nenhum problema fica sem solução, nenhuma outra razão é mais importante que a nossa vida. Temos momentos complicados, momentos tristes, momentos dolorosos, mas é tão bom viver dia após dia com as pequenas coisas que a vida tem para nos oferecer. É tão bom sermos felizes por um momento. Nem que seja por 1 segundo. A felicidade vivida num segundo apaga todos os dias maus que ficaram para trás. Não nos devemos privar de sermos felizes nem que seja por esse segundo, mesmo que esse segundo tarde a chegar, um dia chegará e devemos preservar a nossa vida sempre.

Sem comentários: