segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nervosinha com a idolatria ao futebol

Se há coisa que me deixa nervosinha é o facto de tratarem os jogadores de futebol como heróis da pátria.

É o trabalho deles. Ganham jogos?! Caramba, são bem pagos para isso, logo não fazem mais do que a sua obrigação!

Um dia ouvi um dirigente desportivo (que não me lembro do nome) dizer "É o atletismo que traz medalhas de ouro para o Sporting mas constroem-se estádios de futebol"

É a mais pura da verdade.
Tantos prémios conquistados nas mais diversas modalidades e só o Futebol tem honras de estado, tem estádios disparatados a endividar as autarquias, os jogadores são os salvadores da pátria, os ídolos nacionais, com direito a noticia de abertura em horário nobre...

Irrita-me solenemente.

Porque há modalidades desportivas que têm muito mais prémios ganhos e nem por isso têm o devido reconhecimento.

Atletismo, Orientação, Natação, Xadrez e os Paralímpicos são enquadrados na noticia do dia, sem lhes darem a devida importância! Mas espantem-se...também ganham prémios e medalhas!

Existem ainda outras competições internacionais que merecem destaque, pela sua importância e pelos prémios! As Olimpiadas organizadas pelas escolas são também um exemplo, havendo quem as veja como um desporto, como uma extensão da disciplina ou apenas como uma diversão.

As Olimpiadas da Matemática são-me particularmente queridas porque participei nelas (no 7º ano e achava  eu que percebia do assunto), participaram amigos meus ao longos dos vários anos e apesar dos bons resultados nacionais daí não passaram.

E este ano, Portugal ganhou uma medalha de Ouro nas Olimpidadas de Matemática e o Ministro da Educação achou por bem deslocar-se ao aeroporto receber a equipa, especialmente o vencedor da medalha de ouro. E eu também achei muito bem que ele tivesse ido.

Ele próprio reconheceu que os jogadores de futebol são recebidos no aeroporto...

Muito bem Sr. Ministro, estou deveras agradada com o seu gesto.

A culpa também é um pouco da comunicação social que explora mais o futebol do que qualquer outro desporto, digo eu, que não percebo do mundo jornalistico...mas é a ideia que tenho. Os assuntos ganham a dimensão que a comunicação social lhes quiser dar.

Nota de rodapé: Este assunto foi abordado pela SAV a qual me deu a devida autorização para publicar na mesma o post com conteúdo semelhante.

3 comentários:

Lux disse...

É a mais pura das verdades...
Eu, por exemplo, não culpo os jogadores de futebol(como muita gente o faz!) por receberem o que recebem... Pelo contrário. Se me quisessem dar uns milhões por mês para andar aos xutos a uma bola não diria que não. A culpa é de quem lhe paga!
E sim, a comunicação social dá demasiadas importância ao futebol.
Mas isso é em toda a Europa e América Latina!

xoxo
Lux

Panda disse...

Não podia concordar mais com as tuas palavras.

Saltos Altos Vermelhos disse...

joovemmmmm autorização??? não digas isso que é normal haverem posts com temas iguais e não podia concordar mais contigo :)