sexta-feira, 8 de abril de 2011

Da ferrugem

Nunca fui uma expert em línguas...

Caricato para quem segue estudos em Turismo, mas o facto é que não morro de amores por falar outra língua que não a minha materna.

Tive Inglês, Francês, Espanhol e Alemão...

O Alemão já morreu completamente na minha memória.

O Espanhol vai saindo espanholês.

O Inglês e o Francês deveriam ser as que melhor falaria, escreveria, entenderia...mas o facto é que a cada dia que passa sinto mais dificuldade em pensar, ler e escrever em inglês e francês...

Quando estive em Paris falei e entendi tudo, embora com algumas dificuldades, mas é inato tentar falar a língua que vamos ouvindo. Inglês lá vou lendo e ouvindo umas coisas, mas a verdade é que cada vez sinto mais dificuldade em entender tudo.

O meu cérebro necessita de exercício linguístico...está muito enferrujado...

4 comentários:

Dulce disse...

Eu tenho o mesmo problema... e sou da área de Humanidades! :(

Aprendi inglês, espanhol e francês... do francês só subsiste o básico. O meu espanhol é bom, quer a escrever quer a falar, mas para isso constribuiu muito eu ter vivido em Espanha uma boa temporada...

O meu inglês é que deixa muito a desejar! Vejo filmes e tv em inglês e entendo tudo, mas quando se trata de falar ou escrever... que desastre! Acho que um dia destes vou investir num curso para ver se isto melhora...

Candybabe disse...

Se não praticares... Vai-se tudo...
É bom poder falar tantas línguas!!
Tens de arranjar uma forma de exercitar...
Kisses

Cissa disse...

A pratica é tudo nas línguas!

Eu estudei Marketing, o alemão que aprendi na universidade já era. O inglês na oralidade não está mau, mas como sempre tenho trabalhado com britânicos a parte escrita está uma desgraça, o francês como foi a 1ª língua q apreendi e aquela que acabo por praticar mais por causa da família ainda está mais ou menos! Ultimamente tenho-me obrigado a ler em francês e em inglês, para ver se consigo melhorar.
E Castelhano gostava de aprender, o que sei foi o q aprendi quando trabalhei com espanhóis.

Saltos Altos Vermelhos disse...

Nada como ler todos os dias um bocadinho! O meu alemão também foi-se :D