sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os nossos amigos chilenos em Veneza!

As férias serviram para alargar horizontes.

Saímos de Milão e rumamos a Pádua, onde deixamos o carro, apanhámos o comboio para Veneza e tivemos um dia fantástico!

Podia estar aqui a descrever tudo tudo o que vimos e fizemos, mas a parte interessante está no regresso.

Claro que Veneza é linda, Murano, Burano e Torcello também. Chegamos ao fim do dia esgotados mas ainda tivemos uma "aventura".

Estação de comboio de Veneza na fila da bilheteira. À nossa frente um casalinho simpático mas desesperado. Perderam o comboio para Milão e tinham o bilhete que pretendiam trocar por outro (sem sucesso) e precisavam de ir urgentemente para Milão pois tinham voo para a Alemanha as 9.30 do dia seguinte. Apenas havia comboio as 5 da manhã para a estação central de Milão e ainda faltava chegar ao Aeroporto...Ela já chorava mas estavam dispostos a arriscar...Poderiam chegar mesmo na hora do voo...

Nós ouvimos e vimos o desespero...e dissemos que íamos para Milão de carro...teríamos de apanhar o comboio até Pádua e depois seguíamos para Milão. Eles sorriram e perguntaram o que queríamos em troca...é que na Alemanha normalmente cobravam algum dinheiro por boleias...

Nada, dissemos nós...apenas se quisessem e pudessem pagar a portagem...Eles sorriram a aceitaram...

Nestes entretantos o comboio para Pádua estava a partir e lá vamos nós e eles (com as malas atrás) a correr pela estação para apanhar o comboio. Já instalados começamos então a conversar.

Esta conversação iniciou-se em Ingles...mas acabou em Espanhol.

Eram professores chilenos que iam tirar um Master em Desden-Alemanha. Antes de iniciarem as aulas resolveram tirar umas férias pois nos próximos 2 anos não iriam ao Chile devido à distância e aos voos muito caros.

Super simpáticos, humildes e inteligentes! Não conheciam Portugal, mas sabiam muito sobre a nossa história, cultura e clima.

Falaram-nos sobre o Chile e os 200kms de viagem passaram agradavelmente numa conversa animada entre os 4...isto às 2 da manhã...

Como o Aeroporto ficava mais ou menos no caminho do nosso hotel acabamos por deixa-los mesmo lá.

Na despedida abraçaram-nos como se lhes tivessemos salvo a vida, e o sorriso deles foi reconfortante! Encheu-nos o coração e fizemos uma boa acção!

Trocámos mails e temos um convite para ir visitá-los a Alemanha. Mostraram-se interessados em conhecer Portugal!

Reflectindo sobre...eu não sei se aceitaria uma boleia de 2 desconhecidos num país que não era o meu e no caso deles num continente diferente...mas não tive problema em oferecer pois assisti ao desespero deles....

Eles mandaram mail a agradecer muito e disseram que sentiram que fomos uns anjos que apareceram naquele momento...

Foi bom ter esta recompensa!

Agora que o Chile anda nas bocas do mundo fico ainda mais feliz pelo mineiros pois tal como o Diego e a Claudia são gente boa concerteza!