quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Por outro lado...

E apesar de pela primeira vez na minha vida tomar antidepressivos e soniferos, quero reagir, quero olhar para a vida de forma alegre e positiva.

Eu via a depressão como "frescura". Achava que era algo que jamais me iria afectar, pois sempre me considerei uma pessoa positiva, de bem com a vida e forte o suficiente para aguentar os embates que levei na minha curta vida.

Estava redondamente enganada. É algo que não se controla. Por vezes é fisico. É doloroso demais. É algo que não se consegue dominar nem evitar.

Mas acredito que vai pasar (oh se vai). Nem que lute contra mim própria, nem que me vire do avesso, vou manter o sorriso e continuar a seguir em frente.

Choro à noite. Choro quando vejo alguma grávida. Choro no carro. Choro para mim. Ninguém tem de levar com a minha tristeza. Nem mesmo o meu marido. Fui tão egoista...nem lhe perguntei se ele estava a sofrer. Não quis saber se ele precisava de conforto. Fui eu e só eu, a minha dor e os meus sentimentos. Agora tento mostrar-me forte aos olhos dos outros. Acredito que isso me vai ajudar. Sofro para mim, sozinha. Quando tiver de chorar choro. Ninguém tem de sentir constrangido, ninguém tem de sentir pena.

3 comentários:

Dear Daisy disse...

As melhoras querida.
Acredita que tudo vai melhorar.
Beijinho grande e força!

Inês disse...

Por motivos diferentes ao teu, e não querendo de forma alguma fazer comparações, eu já estive nesse lado. E sabemos, mas também não sabemos como vamos ai parar. Mas o que está nas nossas mãos (nas tuas, nas minhas, seja nas mãos de quem for), é a força de vontade e a coragem de nos voltarmos a erguer.Está nas nossas mãos e na nossa vontade. Portanto, se quiseres chorar, chora tudo o que tens.
Chorar limpa a alma e alivia-nos.
No meu caso pessoal eu "obrigava-me" a fazer as coisas que gostava, mas para as quais não tinha vontade.E aos poucos fui-me levantando, e recompus-me.Mas sei que posso voltar a cair, mas também sei que acima de tudo está em mim a força de me voltar a levantar.
Vera: essa força encontra-se, pode é estar escondida, escondida de mais por vezes, mas ela surge, basta que a procuremos e que e mantenhamos junto a nós. Portanto, força e coragem para te ergueres. Pode ser difícil mas chegas lá. E o primeiro passo está dado, está escrito neste post que acabei de ler.Beijinho

PS: desculpa o testamento.

Titanices disse...

Querida Vera, claro que tens o direito de chorar, chorar muitas vezes, de dia, de noite, no carro, em casa, até na banheira durante o duche. E isso vai acontecer muitas vezes, e é bom que assim seja, as lágrimas ajudam a ultrapassar as nossas perdas e dores. Mas não guardes só para ti esse sofrimento todo, tens um marido que sofre como tu, é um momento que devem partilhar os dois, por ser uma dor comum e principalmente pelo amor que têm um pelo outro. nunca lhe escondas o que sentes, não vivas nem o deixes viver num mundo falso. Força para ambos e espero que, em conjunto, passem esta fase difícil e que em breve (sim, pode acontecer em breve!) tenham a visita da cegonha. Falo-te como esposa, como mãe e como mulher aquem também aconteceu a infelicidade de perder um bébé...